Entrevista de estágio

Qualquer entrevista de emprego é sempre uma situação que gera grande tensão para o entrevistado, diante da pessoa do entrevistador. Ansiedade, agitação e apreensão são sensações normais diante da situação da entrevista para um emprego, e para um estagiário que está no seu início de carreira, esta situação é especialmente constrangedora.

A melhor postura a ser tomada pelo candidato a estagiário, é ser ele mesmo. Mesmo correndo o risco da não constratação, esta é a melhor postura a ser seguida, por ser a mais simples de ser trabalhada. Fingir ser alguém que o candidato não é sempre se torna uma tarefa complicada. Pequenas mentiras, respostas superficiais, e ‘vendedoras’ demais e atitudes artificiais não agradam em nada aos entrevistadores.

Siga as regras abaixo sobre a sua apresentação, mantenha a calma e seja sincero, e com certeza será tudo mais fácil na sua entrevista de estágio:

1. Vista-se com sobriedade e elegância para a entrevista;

2. Asseio e cuidados pessoais são muito observados também. Barba bem feita, cabelo ajeitado e maquiagem discreta são importantes. Perfume, se utilizado, deve ser o mais suave possível;

3. Não fume durante a entrevista, e evite de fumar no caminho, para que o odor do cigarro não o acompanhe;

4. Mantenha-se informado sobre as notícias do dia, tanto as gerais como as da sua área de atuação específica. Entrevistadores costumam conversar despretenciosamente com o candidato, para analisar o seu conhecimento.

Esperamos que estas dicas ajudem na busca por um novo emprego.