Fiquei desempregado… E agora???

Uma das dúvidas que mais recebemos aqui na nossa redação é o que fazer quando se perde o emprego. E isso tem uma justificativa simples:

Quando perdemos o nosso emprego, a sensação é como se o chão se abrisse sob nossos pés… Contas para pagar, condomínio, aluguel…..

Nesse momento, existem algumas regras que devem ser seguidas, para que a situação, que já não é boa, não fique pior, e se torne um problema para você, seus familiares e amigos que estão à sua volta:

1. Não se desespere….. Reflita sobre o seu mundo, suas obrigações financeiras e para com a sua família;

2. Prepare ou atualize o seu Currículo. Siga as dicas que indicamos aqui no site;

3. Informe para todos os seus parentes, amigos e conhecidos da sua atual situação. Caso ainda tenha contato com alguma empresa na qual você já trabalhou, esse contato também pode ser útil. Muita gente prefere se esconder, não falando da sua situação de desempregado, mas temos que lembrar que a situação do país e do mercado de trabalho não está boa. Quanto mais você se divulgar para o mundo, maiores serão as suas chances de reverter a situação em um curto prazo de tempo;

4. Procure empresas da sua área, e envie o seu currículo diretamente para o Departamento de RH. No mundo informatizado, cadastre-se também em sites de empregos existentes. Na internet você encontra vários, tanto os que são gratuitos, quanto os que cobram por este serviço. Sugerimos que seja realizado o seu cadastro em todos os gratuitos, e em algum pago, à sua escolha;

5. O apoio da família é fundamental neste momento. Brigas, acusações pelo motivo da demissão não auxiliam neste momento. O apoio moral é uma das bases para uma boa condição mental para analisar o mercado, oportunidades e para se sair bem nas entrevistas de emprego.

Esperamos que estas dicas ajudem na busca por um novo emprego.