Tipos básicos de currículo

Uma das grandes dúvidas quando o candidato elabora o seu currículo é o modelo a ser seguido, uma vez que existem vários disponíveis em literaturas, sites, agências de emprego e através de conhecidos.
Há três modelos básicos: o currículo cronológico, o currículo funcional e o cronológico-funcional. Saiba quando usar cada um deles.

– Cronológico:
Apresenta as experiências profissionais na ordem cronológica inversa (as mais recentes primeiro) e permite expressar os resultados que alcançou em cada emprego. É a mais apreciada pelos entrevistadores, porque dá uma visão geral do crescimento na carreira.

– Funcional:
Destaca funções e não os empregadores. É o melhor modelo para quem mudou de emprego com freqüência, teve outras carreiras ou experiências curtas pois permite que essas informações, que não ajudam a conseguir o cargo pretendido, sejam pouco enfatizadas. Só no final se apresenta a relação cronológica dos empregadores.

– Cronológico-Funcional:
Associa a ordem cronológica inversa dos empregadores com os cargos, realçando a experiência. É o modelo mais forte e comunicativo. É o mais adequado para quem teve uma carreira sólida e estável, e bastante experiência.